ESCOLAS SÃO FECHADAS POR FOCO DE DENGUE

ESCOLAS SÃO FECHADAS POR APRESENTAREM FOCO DE DENGUE


Belo Horizonte - Três escolas de Juiz de Fora, em Minas Gerais, suspenderam as aulas e fecharam as portas desde terça-feira, por terem se transformado em focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. As escolas ficaram fechadas na semana do carnaval e, quando voltaram a funcionar, estavam infestadas pelos insetos.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, choveu muito durante todo o feriado, o que pode ter facilitado a proliferação do mosquito, com o acúmulo de água nas escolas Ipiranga, Jesus de Oliveira e Gabriel Gonçalves da Silva. Desde o início da semana, a prefeitura promove a limpeza das unidades, com a retirada de lixo e água parada. A previsão é de que as aulas voltem ao normal na segunda-feira.
Apesar de ter registrado uma redução acentuada dos casos em relação ao ano passado, a situação da dengue em Belo Horizonte também chama atenção. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 140 notificações de suspeita de dengue, sendo que 33 casos foram confirmados. Desde o início do ano, foram notificados 2.072 casos, com 222 confirmações - uma com complicações.


Observatório
Na tentativa de reduzir os casos de infecção e evitar a explosão de epidemias localizadas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criou o Observatório da Dengue. O mecanismo, disponível no endereço www.observatorio.inweb.org.br/dengue, aproveita a inserção de cerca de 65 milhões de brasileiros na internet e usa vários softwares para buscar em sites como Facebook, Twitter, Orkut e Youtube, além de páginas de jornais, revistas e blogs, mensagens sobre incidência da doença ou de sintomas que indiquem a presença da dengue em determinada região.
Segundo a UFMG, a ferramenta foi testada durante seis meses e conseguiu detectar com 85% de acerto regiões onde há chance de ocorrências de epidemia da doença ou áreas onde ele já está presente e que não receberam visitas de técnicos. "O Observatório identifica locais onde a dengue está acontecendo e que podem ser lugares ainda não alcançados pelos registros oficiais", afirma o coordenador do projeto, professor Wagner Meira Júnior.



Rede Estadual tem 281,9 mil alunos








foto Dados oficiais do Educacenso 2010, divulgados pelo      
Ministério da Educação (MEC), registraram 281.939 alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino e 362 escolas estaduais.Os números trazem alunos matriculados na Rede Estadual urbana e rural. Na Rede Estadual urbana, foram matriculados 260.942 alunos e na estadual rural, 14.552. Em Campo Grande, foram registradas 64.539 matrículas na Rede Estadual de Ensino em 2010.

Na Rede Municipal, contabilizando todos os municípios de Mato Grosso do Sul, foram matriculados 314.391 alunos e nas escolas privadas, 79.403.

Na educação especial, o Educacenso 2010 registrou, na Rede Estadual de Ensino, 4.327 alunos matriculados. Os resultados referem-se à matrícula inicial na Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos presencial Fundamental e Médio (incluindo a EJA integrada à educação profissional) das Redes Estaduais e Municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino.
O Censo Escolar 2010 aponta que o Brasil tem 51,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica pública e privada – creche, pré-escola, ensino fundamental e médio, educação profissional, especial e de jovens e adultos. Dos 51,5 milhões, 43,9 milhões estudam nas redes públicas (85,4%) e 7,5 milhões em escolas particulares (14,6%).
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticoeducacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


 Postado: CORREIO DO ESTADO
Data: 
22 de Março de 2011















Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Eva Aires - 2011. Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.